Festa das Fogaças
11:44 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0



No dia 20 de Janeiro, o voto ao mártir S. Sebastião cumpre-se mais uma vez em Santa Maria da Feira, com a realização da tradicional Festa das Fogaceiras. Milhares os forasteiros assistem no centro histórico de Santa Maria da Feira à Festa das Fogaceiras, o voto ao mártir S. Sebastião.




O dia é de Cortejo Cívico e de Procissão das Fogaceiras, com cerca de duas centenas de meninas em desfile, vestidas de branco, com a fogaça à cabeça. A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular, com 504 anos de história, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria.

«A mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população.

Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça. S. Sebastião, que segundo a lenda padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira.

No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo. Assim nasceu a Festa das Fogaceiras»
|
This entry was posted on 11:44 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: