
“Os apoios são manifestamente insuficientes. É preciso investir muito nas crianças”, sustentou, frisando que essa é a fase da vida em que mais se deve investir na prevenção de comportamentos suicidiários.
Em declarações no âmbito das sétimas Jornadas Sobre Comportamentos Suicidiários, o psiquiatra realçou que, que quando esses jovens que tiveram comportamentos parsuicidários chegam à consulta, “o que têm para dizer é chocante” .
“As suas narrativas são de rejeições persistentes ao longo do tempo. Há roturas familiares e alterações no desenvolvimento da primeira infância”, sublinhou, exemplificando que os relatos apontam, nomeadamente, para falta de apoio, uma vivência apenas com a mãe e até deficiências na alimentação.
Curiosidade – Taxa baixa – Estudo Europeu sobre suicídio
Portugal tem ainda a mais baixa taxa de suicídio na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, de acordo com o estudo europeu “Métodos de Suicídio na Europa”, ontem foi divulgado e que foi realizado com base em mais de 160 mil casos de suicídio entre os anos 2000 e 2005, em 16 países. No topo do ranking estão a Estónia e a Finlândia.
Fonte: Metro - 3 Out 2008
0 comentários: