Ritual de lavar as mãos pode evitar doenças
19:57 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
Com tantos medicamentos e tecnologias, o combate às doenças nunca foi tão eficaz. Mas há regras básicas que não se podem esquecer, como lavar as mãos. Sabia que, para fazer efeito, são precisos 50 a 60 s?


Pode parecer bizarro, mas este é um problema de fundo em pleno mundo moderno: as pessoas esqueceram-se de uma das mais antigas e eficazes regras de higiene: lavar as mãos. “Nós estamos de tal modo habituados a viver num mundo que é suposto estar asséptico, com aparelhos de limpeza que se activam por todo o lado, que perdemos a noção do que é limpo e do que é sujo”, lamenta Frederic Saldmann, autor do livro Os Novos Riscos Alimentares.

Segunda-feira, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) comemora a adesão de Portugal à Campanha de Higiene das Mãos da Organização Mundial de Saúde. A ideia é alertar os profissionais de saúde para a importância da lavagem das mãos no local de trabalho para evitar a propagação de infecções. Mas o cidadão comum também agradece que lhe recordem algumas regras básicas. Até porque, para ser totalmente eficaz, esta operação pressupõe uma série de passos. Como se fosse um ritual. Que demora, no mínimo 50 a 60 segundos.

Vamos às etapas, então: começamos por molhar bem as mãos, colocamos sabão (preferencialmente líquido) e esfregamos durante cerca de 20 segundos para produzir espuma (é necessário esfregar todas as partes, as costas, as palmas, o espaço entre os dedos e debaixo das unhas); de seguida, passamos as mãos de novo por água e é fulcral depois secá-las bem, usando, se possível, toalhetes de papel.
A técnica pode ser treinada com os filhos. Os especialistas propõem até uma estratégia divertida: ensinar as crianças a esfregar as mãos enquanto cantam os Parabéns a Você, porque o tempo que leva a cantar a canção coincide exactamente com o que demora a lavar as mãos. Outra coisa: explique às crianças que devem arregaçar as mangas antes.
Tanta lavagem justifica-se porque as nossas mãos vão adquirindo vários microorganismos (vulgarmente designados micróbios ou germes) à medida que executamos tarefas do dia-a-dia, microorganismos esses que nalguns casos podem provocar doenças como constipações, gripes ou diarreias, explica a enfermeira Goreti Silva, da Divisão de Segurança Clínica da DGS.
Devemos, pois, lavar as mãos repetidas vezes durante o dia, sobretudo antes e depois das refeições, antes de preparar alimentos, depois de utilizar a casa-de-banho, etc, etc; há ainda situações específicas em que a lavagem de mãos é fundamental, nomeadamente durante os cuidados a bebés e crianças (antes de amamentar, preparar biberões, desinfectar uma ferida, por exemplo), a doentes acamados ou dependentes e nas visitas a pessoas hospitalizadas ou a viver em instituições.
Não se esqueça, portanto, de lavar as mãos. A insistência justifica-se: segundo um recente estudo internacional (do Higiene Council), mais de um quarto dos portugueses não lava as mãos antes das refeições; e outro quarto não o faz nem depois de ir à casa-de-banho.



Fonte: Jornal Sexta, artigo de Alexandra Campos
|
This entry was posted on 19:57 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 7 de abril de 2013 às 04:06 , Anônimo disse...

Hello tο every bodу, it's my first go to see of this webpage; this webpage contains remarkable and in fact fine material for visitors.

Check out my web-site payday loans