Celulite - Problema Mundial
18:14 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0

Combate à celulite continua a ser uma das principais preocupações femininas ao nível estético.


Com a chegada do Verão a generalidade das mulheres recomeça uma batalha já antiga dee combate à celulite, um “mal” que afecta cerca de 90% da população feminina em todo o mundo. Sendo uma inflamação do tecido adiposo, resultante da acumulação de gorduras e toxinas, a celulite faz com que a pele, principalmente na zona das coxas, apresente um aspecto irregular e pouco uniforme, também chamado de “pele de casca de laranja”. De acordo com a nutricionista Florbela Mendes, “não existe uma causa única para o aparecimento de celulite”, que se deve essencialmente a uma combinação de factores genéticos, hormonais, alimentares e de estilo de vida. “O principal factor para o aparecimento de celulite é o simples facto de ser mulher” afirma a especialista, salientando que “ao contrário do que a generalidade das pessoas pensa, a celulite não é exclusiva das mulheres com excesso de peso. Muitas mulheres com um peso considerado normal têm celulite, porque na sua composição corporal têm mais massa gorda do que massa muscular e esse excesso de gordura, associado à acção das hormonas femininas e às alterações na circulação, acaba por formar celulite”.
No fundo, o importante é a composição corporal e a distribuição da gordura, daí ser fundamental ter uma alimentação correcta e praticar exercício físico regular, mesmo no caso das mulheres mais magras. Aliado ao exercício físico, o cuidado com a alimentação é essencial para prevenir o aparecimento de celulite, bem como a ingestão de água ao longo do dia, porque esta ajuda a eliminar as toxinas que favorecem a sua formação. “Beber bastante água é fundamental, sendo que a quantidade a ingerir depende de mulher para mulher. Para sabermos se estamos ou não a ingerir a quantidade de água suficiente basta ficarmos atentas às características da urina, que deve ser abundante, incolor e inodora”, explica Florbela Mendes. Uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes, carnes magras, peixes, lacticínios magros e fontes de amido é meio caminho andado para combater a celulite, “tendo especial atenção ao consumo de doces, gorduras e sal, que aumenta consideravelmente a retenção de líquidos”, sendo também importante evitar o consumo excessivo de álcool e de tabaco. Importante será referir que o ferro é o mineral que melhor ajuda a eliminar a celulite, estando presente em vários alimentos, tais como, no fígado, nos espinafres, na beringela, nos brócolos, no tomate e na cebola, entre outros, sendo que as algas, muito utilizadas na alimentação oriental, são também um alimento bastante eficaz no combate a este problema. Todos estes cuidados, associados à utilização de cremes específicos e ao recurso a tratamentos estéticos localizados, são uma arma importante na luta contra a celulite. “Só por si, os cremes e os tratamentos , provavelmente não darão grandes resultados, mas em conjunto com todas as outras formas de luta contra a celulite acredito que os resultados apareçam, quanto mais não seja pela estimulação da zona afectada”, defende Florbela Mendes. De facto, os cremes que contêm determinados princípios activos podem proporcionar resultados bastante positivos no combate à celulite, uma vez que activam o metabolismo dos adipócitos promovendo a eliminação de gorduras, quando aplicados correctamente, duas vezes por dia e com movimentos firmes e circulares, até à total absorção pela pele. Por outro lado, tratamentos como a endermologia, a drenagem linfática e a mesoterapia, entre outros, são também aliados importantes no combate a este problema, quando complementados com todas as outras medidas já referidas.
M.J.F.

|
This entry was posted on 18:14 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: