A solução: poupar, poupar, poupar
19:15 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0





Apesar de todos os alertas que o próprio planeta vai gritando, ainda há quem acredite trtar-se de um recurso inesgotável, continuando a desperdiça-la, numa atitude de completo “autismo” em relação ao que se passa no mundo, não interiorizando as mensagens insistentemente difundidas pelas campanhas que apelam a uma mudança de comportamentos. Mesmo assim, são cada vez mais as pessoas em todo o mundo, e também em Portugal, que dão provas da sua preocupação. O assunto é sério e é com seriedade que o devemos assumir. Todos podemos contribuir para a preservação desse bem essencial que é a água, nos gestos mais simples e rotineiros. Basta corrigirmos alguns erros para evitar o desperdício de milhares de litros. A começar, em casa.


Autoclismo


Os autoclismos com o botão de meia descarga permitem uma poupança enorme de água. Mas caso não tenha os de dupla capacidades pode, em alternativa, colocar uma garrafa de litro e meio cheia de areia dentro do tanque. Esta medida permite reduzir o consumo em 30 por cento. Não deite lixo na sanita. Fazer uma descarga para eliminar um cotonete, um lenço de papel ou um cigarro representa um desperdício que facilmente se evitaria se, simplesmente, colocasse esse lixo no caixote.


Banho de imersão


Antes de ceder à tentação de uma banheira cheia de água quente, pense duas vezes em dois aspectos: o ambiental (para encher uma banheira é necessária a quantidade de água que se gasta em três duches de cinco minutos cada um) e o económico (quanto menos água gastar, mais “leves” serão as facturas da água e do gás).


Duche


Se fechar a água enquanto se ensaboa ou tomar um duche mais curto está não só a reduzir o gasto de água como também de electricidade e/ou gás. Igualmente eficaz na redução do consumo é a instalação de um chuveiro de caudal reduzido (a substituição de um chuveiro de 12 litros/minuto por um de 9 litros/minuto equivale a uma diminuição de 25% do consumo).


Escovar os dentes


Um dos erros mais frequentes é deixar a água correr enquanto se escovam os dentes. Se cumprir o tempo de escovagem recomendado pelos dentistas, à volta de três minutos, sabe quanta água desperdiçou? Cerca de 21 litros. A conta é simples de fazer: numa torneira aberta de elevado caudal corerem aproximadamente sete litros por minuto; em três minutos correm 21 litros, Feche a torneira enquanto escova os dentes ou utilize um copo com água – um copo cheio leva à volta de 250 mil de água, o suficiente para a higiene oral. Substituir as torneiras de elevado caudal reduzido ou controlável é também uma medida a considerar.


Torneira a pingar


Não adie para amanhã o arranjo de uma torneira que pinga. Gota a gota, ao fim de um dia a água que perdeu daria para encher nove garrafões de cinco litros. Ao fim de um mês, essa torneira deixou escapar 1350 litros. Sabe quantos duches de cinco minutos poderia tomar com essa quantidade de água e com um chuveiro de elevado caudal? Cerca de 38.


Cozinhar


Alguns alimentos devem ser lavados com água a correr. Em vez de deitar fora a água de lavar a alface, deixando-a ir pelo ralo do lava-loiça, coloque debaixo da torneira um alguidar e aproveite-a para regar as plantas ou meter loiça de molho antes da lavagem na máquina. Lavar loiça à mão gasta mais água do que se a lavar na máquina com carga cheia, mas se tiver de ser não a lave com a torneira aberta. Encher a pia é a melhor opção.


Máquinas de lavar


Imprecindíveis em qualquer cozinha, para além de consumirem muita energia, gastam imensa água. Uma máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensilios gasta quarenta litros e uma de roupa consome cerca de cem litros por lavagem. A maneira mais eficiente de economizar água e electricidade é utiliza-las só quando a carga estiver completa.


Jardim


Quando comprar plantas, informe-se das suas necessidades de água. Algumas não precisam de ser regadas com frequência. Quinze minutos de rega equivale a um gasto de 260 litros de água. O melhor período do dia para a rega é de manhã cedo e ao fim da tarde, em especial no Verão. Quando está muito sol é desperdiçar a água, não é matar a sede às plantas (nas horas de muito calor, a água evapora-se mais depressa).


Carro


Utilize uma esponja e um balde com água e detergente. Para retirar a espuma, opte por uma mangueira com um mecanismo que controla o caudal de água. Se a mangueira estiver sempre aberta enquanto lava o carro, gasta 230 litros de água.



Piscina



Por efeito de evaporação, uma piscina pode perder até 3800 litros de água por mês. Esta é a quantidade de água potável que uma família de quatro pessoas precisa para viver durante ano e meio. Uma cobertira pode reduzir em 90% essa perda de água.


Tanque


Lavar a roupa com a torneira meio aberta significa um gasto de 400 litros por cada trinta minutos. É melhor deixar as peças de molho e usar a mesma água para lavar e ensaboar.
|
This entry was posted on 19:15 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: