Dores nos testículos
20:06 | Author: Sandra
É frequente os adolescentes sentirem dores num dos testículos. As causas podem ser várias e sem gravidade. Mas convém haver uma avaliação médica, não vá o diabo tece-las…

“Tenho uma coisa que me anda a encanitar: de vez em quando o meu testículo direito dói-me. Não é uma dor muito forte, mas mesmo assim é suficiente para eu dar por ela. Que acha que devo fazer? Ando mesmo assustado e não me sinto à vontade para contar a ninguém porque acho que vão todos gozar comigo…”
E se gozarem são parvos, desculpa a frontalidade. Os testículos são órgãos como quaisquer outros e se bem que devas manter alguma privacidade (não dizemos “dói-me o testículo” com a mesma facilidade com que se diz “dói-me um dente”), não deves esconder essa situação porque pode ser alguma coisa.
É muito frequente os testículos doerem, sobretudo em estádios de excitação sexual. Às vezes também pode ser por estarem apertados pelas cuecas ou pelas calças, sobretudo certo tipo de jeans. Se a dor é só de um lado, valerá a pena ir ao médico (bem sei que, na tua idade, há alguma dificuldade porque já não se vai ao pediatra há muito tempo e ainda não se tem outro médico, ou o médico de família é uma médica, e estas coisas não são muito simples de falar…), mas vê com os teus pais quem te pode observar, e entretanto vai observando em que situações é que dói, se há algum padrão da dor, se é sempre no mesmo sítio, se fica inchado ou com uma tumefacção (pode ser uma hérnia e, nesse caso, tem mesmo de ser vista).



Fonte: Noticías Magazine
|
This entry was posted on 20:06 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 20 de agosto de 2009 15:30 , Anônimo disse...

As vezes de algum em algum tempo tenho uma dor no testiculo esquedo mas por volta de 5 minutos esta passa!sou adolescente nao tenho nenhuma veia visivel nenhum caroço nem a area que me doi está inflamada ja me disseram que é normal e muitos amigos meus estao a passar por esta fase!

 
On 8 de julho de 2010 18:41 , Anônimo disse...

o que e uma TUMEFACÇAO?

 
On 14 de dezembro de 2011 13:06 , Anônimo disse...

A tumefacção é o aumento de volume de uma célula tecido, órgão ou parte do corpo, podendo ser provocada por um processo inflamatório de ordem tumoral, ou por uma infiltração edematosa.

 
On 2 de abril de 2013 19:34 , Hugo Neves disse...

muito obrigado; encotrei o que queria , fiquei logo mais des cansado quando li a primeira frase...:

"É frequente os adolescentes sentirem dores num dos testículos. As causas podem ser várias e sem gravidade. Mas convém haver uma avaliação médica, não vá o diabo tece-las…"