Dia Mundial da Criança
23:38 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0




Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.


É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?


Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.


Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.


Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:- afecto, amor e compreensão;- alimentação adequada;- cuidados médicos;- educação gratuita;- protecção contra todas as formas de exploração;- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "
Declaração dos Direitos da Criança".Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Aquecimento Global
16:43 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0

Quentinho é que é bom?

O nosso planeta já passou por uma fase de aquecimento global em que as temperaturas foram subindo mais de 5º C durante um espaço de cinco mil anos. Isto aconteceu há 55 milhões de anos e foi agora revelado que esta condição levou a que multidões de insectos se tenham deslocado das zonas tropicais e subtropicais para as zonas temperadas. A situação assemelha-se ao que poderá acontecer na Terra neste momento, com a diferença de que as temperaturas estão a aumentar para os memos valores só que num espaço de pouco mais de cem anos. Isto em termos biológicos pode significar que as hordas de insectos podem trazer doenças contra as quais não teremos tempo para preparar resistências

Notícias magazine, Fevereiro 2008
Dores nos testículos
20:06 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
É frequente os adolescentes sentirem dores num dos testículos. As causas podem ser várias e sem gravidade. Mas convém haver uma avaliação médica, não vá o diabo tece-las…

“Tenho uma coisa que me anda a encanitar: de vez em quando o meu testículo direito dói-me. Não é uma dor muito forte, mas mesmo assim é suficiente para eu dar por ela. Que acha que devo fazer? Ando mesmo assustado e não me sinto à vontade para contar a ninguém porque acho que vão todos gozar comigo…”
E se gozarem são parvos, desculpa a frontalidade. Os testículos são órgãos como quaisquer outros e se bem que devas manter alguma privacidade (não dizemos “dói-me o testículo” com a mesma facilidade com que se diz “dói-me um dente”), não deves esconder essa situação porque pode ser alguma coisa.
É muito frequente os testículos doerem, sobretudo em estádios de excitação sexual. Às vezes também pode ser por estarem apertados pelas cuecas ou pelas calças, sobretudo certo tipo de jeans. Se a dor é só de um lado, valerá a pena ir ao médico (bem sei que, na tua idade, há alguma dificuldade porque já não se vai ao pediatra há muito tempo e ainda não se tem outro médico, ou o médico de família é uma médica, e estas coisas não são muito simples de falar…), mas vê com os teus pais quem te pode observar, e entretanto vai observando em que situações é que dói, se há algum padrão da dor, se é sempre no mesmo sítio, se fica inchado ou com uma tumefacção (pode ser uma hérnia e, nesse caso, tem mesmo de ser vista).



Fonte: Noticías Magazine