Cuidado com os dentes
13:24 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0

É muito comum uma criança, principalmente entre os 12 meses e os cinco anos, cair e bater com a face, aumentando o risco de lesionar os dentes da frente e o lábio. A preocupação destes traumatismos é não só o estado do dente de leite mas, principalmente, o dente permanente que, apesar de não estar ainda à vista, está “guardado” no osso em formação.


Sempre que ocorrer um traumatismo na boca da criança, os pais devem contactar o médico dentista da criança. Quanto mais rapidamente o problema for diagnosticado, maior a probabilidade de salvar o dente e evitar problemas graves como infecções. O tempo que passa desde o traumatismo até à observação pelo médico dentista é crucial no prognóstico e tratamento do dente em questão.
Muitas vezes, o dano é maior do que aparenta ser, daí a importância de consultar o médico dentista logo que possível. Este realizará uma radiografia local dos dentes afectados para poder fazer um controlo da situação, tanto do dente de leite como do permanente que não está visível na boca.
Os pais devem passar a boca da criança com agua ou algum bochecho anti-séptico oral e colocar gelo na região exterior para reduzir o inchaço (bochechas ou lábios). Se o dente se fracturou, o fragmento deve ser levado para o consultório. Se o dente é de leite e saiu completamente do seu “buraco” ( o que se chama “avulsão”), nunca deve ser recolocado, pois há grandes probabilidades de, ao fazê-lo, lesionar o dente permanente que está no osso. Se o dente é permanente e saiu completamente do sítio deve ser lavado com água (só lavar, nunca esfregar) e se possível deve ser recolocado no seu lugar gentilmente e segurado com uma gaze até se chegar ao dentista. Se não for possível ou não for possível ou não se conseguir recolocá-lo, o dente deve ser guardado em leite, saliva ou soro fisiológico, o sucesso da recolocação depende da rapidez do tratamento. Quanto mais tempo o dente ficar fora do osso, maior o risco de insucesso.

No que se refere aos dentes de leite, depois de um traumatismo, o dente afectado necessita de um controlo apertado pois, por vezes, as consequências do trauma são tardias (até meses depois) e podem ser dor, infecção (abcesso ou fístula) ou alteração da coloração. Estas consequências podem ser graves e prejudicar os dentes permanentes. O dente pode ficar amarelado (normalmente não tem sintomas é apenas uma reacção do dente ao traumatismo que calcifica). Pode surgir uma coloração acinzentada que indica que ocorreu necrose (se houver sintomas associados pode ser necessário tratar o dente).
Entre os dois e os quatro anos de idade, os dentes definitivos da frente estão em fase de formação no osso. Assim, qualquer trauma que afecte os dentes de leite pode vir a ter consequências nos dentes permanentes (manchas brancas, atrasos na erupção, mudanças na posição, fracturas ou fissuras). Nesta idade, o dente permanente é como uma escultura de gesso que ainda não está dura. Por isso qualquer impacte ou estimulo nocivo pode afectá-lo definitivamente.

Fonte: Notícias Magazine
27 Julho 2008
1o Concurso do Ganha Fácil
11:25 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
Hoje trago-vos um post diferente do habitual, mas que se encontra relacionado de alguma forma com o mundo, mas o mundo de dinheiro.

Se ainda não conhecem o blog de Dav7, têm agora a oportunidade de conhecer através do link : www.Ganha-Facil.com
. Este é um site que dispõe de um conjunto de dicas para que quer ganhar algum dinheiro através de sites que permitem rentabilizar e obter ganhos fáceis à distância de um clique.
No entanto, o assunto que me leva a escrever este post relaciona-se com o facto de neste momento o Dav7 estar a promover um Concurso que consiste em premiar os seus referidos em sites PTC (Paid To Click) e PTR (Paid To Read).
No total estão a ser distribuídos 150 $ em prémios a quem se inscrever nos PTC e PTR serão distribuídos conforme na imagem, mas podem ler aqui no
1º concurso do ganha facil as condições e regras em que esse concurso irá decorrer

Além destas novidades, o Dav7 decide surpreender-nos ainda mais com uma oferta de 5$ aos primeiros 10 bloggers que divulgem o concurso nos respectivos bloggs. Aproveitem esta oportunidade e concorram pois certamente só beneficiarão.
Os meus parabéns a Dav7 pelo concurso apresentado e boa sorte a todos os que concorrerem.
Bolhas de ar podem alertar para um terramoto
14:48 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
Um estudo realizado por investigadores do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) defende que as bolhas de ar podem alertar para a iminência de um terramoto. Os cientistas concluíram, após terem analisado locais onde a acatividade sísmica é frequente, que “nessas regiões existe uma forte emissão de bolhas de gás”, segundo noticiou a Agência Lusa. No entanto, os investigadores descobriram um segmento, a vinte quilómetros da costa de Istambul, na Turquia, onde a actividade sísmica é “previsível” mas onde não se encontram bolhas de gás. “ Em princípio existem ali bolhas mas, como não há actividade sísmica desde o século XVIII nesse segmento, as rochas podem ter tapado os buracos por onde deviam sair” as referidas bolhas, de acordo com o que disse um dos investigadores. Se ocorrer um terramoto no segmento próximo de Istambul, os cientistas garantem que o gás aprisionado será expulso. “ É preciso confirmar se as bolhas surgirão antes ou depois”, afirmou ainda ao investifadores. Caso se venha a confirmar que as bolhas de ar surgem antes de um terramoto, os cientistas podem ter descoberto uma forma de prevenção que pode salvar muitas vidas, já que a população próxima a uma eventual actividade sísmica poderia ser avisada com antecedência pelas autoridades.


Cibéria (
http://ciberia.aeiou.pt) /Lusa
Dica da semana 6 de Novembro de 2008
Nível do mar vai aumentar um metro neste século
11:10 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0

O aquecimento global e as alterações climáticas vão provocar um aumento do nível do mar “cerca de um metro neste século”, mais do que o previsto até agora, alertaram recentemente especialistas alemães do Instituto de Investigação sobre o Impacto Climático de Postdam (IICP), na Alemanha.
O director do IICP, Hans Joachim Schellnhuber, e o meterologista alemão Jochem Marotzke, apresentaram um novo estudo que revê várias projecções do último Relatório sobre o Clima Mundial, publicado no ano passado pelo Painel Inetrgovernamental sobre Alterações Climáticas, das Nacções Unidas. Segundo os especialistas alemães no relatório daquela organização previu-se um aumento do nível do mar entre 18 e 59 centímetros até ao final do século, mas estes sublinham que os efeitos do aquecimento global e das alterações climáticas serão “sentidos de modo muito mais rápido e grave”. Calculamos que este século o nível do mar subirá cerca de um metro”, advertiu Schellnhuber, lembrando que “ nos últimos anos o nível de degelo nos Pólos duplicou e, em alguns casos, triplicou”.
No entender de Schellnhuber e Marotzke, o objectivo expresso de impedir um aumento da temperatura média do planeta superior a dois graus centígrados até 2100 “será impossível de atingir, caso não se realizem grandes esforços”. Esse objectivo só poderá ser atingido “se o cenário acordado este ano pelo G8 [Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia] realmente for posto em prática”. Os dirigentes dos países mais industrializados (G8) e dos mais poluentes do Mundo acordaram reduzir as emissões de gás com efeito de estufa em 50 por cento até 2050.

Fonte: Cibéria Lusa
Dica da Semana, 23 Outubro 2008

Os jogos de computador e a televisão devem ser totalmente proibidos no quarto das crianças e dos adolescentes, porque prejudicam o sono, de acordo com o que defende a neurologista Teresa Paiva, lamentando a progressiva redução do tempo que os mais novos passam a dormir. Para a especialista em doenças do sono, muitos dos problemas com crianças e adolescentes devem-se a comportamentos errados dos pais, que permitem, por exemplo, que os filhos vejam televisão no quarto e troquem mensagens de telmóvel durante a noite. Passear com as crianças mais pequenas ao fim do dia em ambientes com muita luz artificial, como centros comerciais, é outro hábito censurável, porque a luz desperta o organismo e impede a segregação de uma substância que favorece o sono, a melatonina. “Os pais chegam a casa muito tarde, muitas vezes às dez da noite e estão a brincar com os filhos até à meia noite. Depois as crianças levantam-se às sete horas, porque os pais vão trabalhar cedo, e ficam desvairadas de sono”, descreveu a médica, em entrevista aà Agência Lusa. “Há um circulo de erros e de vícios terríveis para as crianças”, resumiu. Para Teresa Paiva, uma criança com 10 anos de idade deve dormir pelo menos 10 horas por noite e uma de cinco anos deve faze-lo durante 12 a 14 horas. “Hoje em dia as crianças andam a dormir apenas 8 horas”, calcula, sublinhando que vários estudos mundiais concluíram que a redução do tempo de sono é um “factor de risco independente para a obesidade e hipertensão” na sfaixas etárias mais baixas.

Fonte: LusaDica, 23 Outubro 2008


A importância das castanhas
14:53 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
Ricas em celulose, glícidos, potássio, fibras, vitaminas B e C, proteínas, magnésio e cálcio, as castanhas são altamente nutritivas e podem ser utilizadas das mais diversas formas nomeadamente cozidas ou assadas em pratos como sopas, assados, guisados ou até em sobremesas, tais como bolos, cremes ou pudins. A semente do castanheiro tem muitos benefícios para a saúde, ajudando a combater situações de debilidade, de convalescença e até de esterilidade e prevenindo doenças cardiovasculares, bem como ajudando a reduzir o colesterol. Mas se hoje em dia as castanhas são associadas aos dias de Outono, antigamente eram um dos alimentos base da alimentação dos portugueses e tinham o papel de destaque que as batatas assumem actualmente. Durante a Idade Média, por exemplo, nas regiões mais desfavorecidas, como a Beira e Trás-os-Montes, o castanheiro era até designado como “arvore-do-pão”, devido à sua importância na alimentação. Nessa altura, as castanhas eram consumidas durante grande parte do ano, em especial quando as colheitas de cereais eram fracas, substituindo assim a função do pão. Até à época dos Descobrimentos, quando os navegadores trouxeram as batatas do Continente Americano, as castanhas eram um alimento central enquanto acompanhamento dos pratos.

Fonte: Dica da Semana, 6 de Novembro de 2008
Casca de laranja também tem benefícios
18:43 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
São muitos os benefícios dos citrinos, e em particular da laranja, para a saúde, mas muitas vezes a casca dos mesmos, que não é ingerida quando se come esse tipo de frutas, é esquecida. A verdade é que a casaca da laranja, muito utilizada na confecção de bolos e noutros tipos de doçaria, bem como em chás e geleias, é rica em flavonóides, que promovem a redução dos níveis de colesterol, e em limomenos, que combatem os danos de substâncias tóxicas nas células do organismo. Por outro lado, tal como a própria laranja, a sua casca é uma excelente fonte de vitamina C e de pectina, possuindo várias propriedades medicinais. Assim, a casca de laranja pode ser indicada como tónico ou digestivo. Para além do consumo da fruta e da sua casca, também a flor de laranjeira pode ser utilizada em infusões, com benefícios calmantes para o organismo.
Produtos enlatados
18:24 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0

Vegetais em conserva mantêm as suas propriedades nutricionais


De acordo com um estudo qualitativo realizado recentemente pela Multivária, os portugueses têm a ideia generalizada de que os produtos enlatados são menos naturais que os frescos, mas a verdade é que eles mantêm as suas propriedades nutricionais quando cozinhados. Numa altura em que as famílias têm cada vez menos tempo para dedicar à confecção das refeições, é importante ter em atenção que a nova Roda dos Alimentos recomenda o consumo de três a cinco porções de leguminosas por dia. Assim, se o seu ritmo de vida o deixa sem tempo para lavar, cortar e ainda demolhar os vegetais, as conservas podem ser uma ajuda. De acordo com o estudo, os vegetais em conserva são tão seguros como os que compramos a granel, pois passam por um processo de esterilização semelhante ao que as nossas avós usavam em casa, quando colocavam os vegetais em boiões fechados e os ferviam em banho-maria até cozerem e eliminarem todos os microorganismos. De acordo com a nutricionista Helena Real “as conservas são uma opção válida, porque em termos nutricionais quase não existem diferenças quando comparamos os alimentos depois de cozinhados. Normalmente as conservas são feitas através de um processo de esterilização em que o alimento é colocado dentro de uma lata fechada, com água e sal, que depois é exposta a uma temperatura muito elevada durante um curto espaço de tempo. Como não se adicionam corantes nem conservantes a estes alimentos eles são seguros para consumo”. O mais importante, no momento de compra é verificar se a lata se encontra em boas condições. “Se a embalagem estiver amassada ou a verter algum líquido é preferível não comprar, porque o alimento que está lá dentro pode já não estar em boas condições, uma vez que isso só acontece quando os alimentos estão totalmente resguardados do ar”, adverte Helena Real. Além disso, depois de abertos, os vegetais em conserva têm a mesma validade do que os cozinhados em casa, ou seja, quando se abre uma lata e não se utiliza toda a quantidade que ela contém, devemos guardar o que sobra no frigorífico, num outro recipiente fechado, nunca dentro da própria lata e sempre com a água que estava dentro da lata, “porque é precisamente nessa água que se encontram muitos dos nutrientes que se perderam durante o processo de cozedura, uma água que pode depois ser utilizada em sopas, purés ou guisados”, recomenda a nutricionista. Frescos, a granel ou de conserva, o importante é ter sempre presente que os vegetais são fundamentais para uma boa alimentação e um elo essencial no processo digestivo. O seu consumo regular e diversificado contribui também para a redução do colesterol no sangue e para o controlo da diabetes e da obesidade. “Escolha sempre vegetais diversificados e de cores diferentes”, recomenda Helena Real. A cor dos alimentos está associada aos benefícios que eles lhe podem dar. Os alimentos verdes, como por exemplo as ervilhas, são ricos em luteína, um potente antioxidante que ajuda na saúde dos olhos, em potássio, que confere protecção ao sistema cardiovascular, e em ácido fólico, importante durante a gravidez para reduzir o risco de malformações fetais. Os amarelos, tais como o grão de bico e o feijão, pela sua riqueza em fibra, ajudam a regular o intestino e os vermelhos, de que é exemplo o tomate, são ricos em lipoceno, um pigmento com uma forte acção antioxidante.

Fonte: MJF/Grupo GCI
Dica, 11 Setembro de 2008