VIAGEM MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA
15:39 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0
Se 1 a 10 de Agosto de 2008. Hoje é o ultimo dia da Feira Medieval e como tal vou partilhar o enquadramento histórico em que esta se realiza, e algumas fotografias que lá tirei nos restantes dias =)


"No reinado de D. Dinis, o processo da Reconquista estava praticamente encerrado. A presença da Ordem dos Templários propiciava o melhor argumento para a defesa do Reino, sendo utilizada como instrumento da política de consolidação nacional implementada por el-rei. Mas, acusações levantadas por Filipe, o belo, de França contra os membros da Ordem, levam o papa Clemente V a extingui-la e a promover um concílio em Hispânia para averiguar as responsabilidades nestes territórios.
El-rei D. Dinis não permite a alienação dos bens dos Templários e com este pretexto, faz um pacto secreto com Fernando IV de Castela, propondo a criação de uma nova ordem militar que receberia em doação aqueles bens. O papa João XXII promulga a bula Ad ea ex quibus que institui em Portugal, a Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, destinada a manter a cruzada religiosa contra os sarracenos, atribuindo-lhe a regra de Calatrava, com sede em Castro Marim e sujeitando-a à jurisdição do abade de Alcobaça.




Na década de vinte do séc. XIV, o reino de Portugal encontra-se em guerra civil. De um lado, os partidários de D. Dinis e do outro, seu filho herdeiro D. Afonso, apoiado pela nobreza senhorial. Em 1321, numa altura em que era alcaide do Castelo da Feira, Gonçalo Rodrigues de Macedo, o futuro D. Afonso IV, a caminho do Porto, decide tomar o castelo. El-rei avança com as suas tropas em direcção ao norte e retoma a posse do Castelo da Feira. No final da peleja, com a intervenção da rainha D. Isabel, donatária da Terra de Santa Maria, el-rei D. Dinis concede o Castelo da Feira a seu filho.
É uma época agitada, de perseguição e guerra civil e, ao mesmo tempo, de paz e de conciliação, em que apesar de tudo, o quotidiano de vida laboriosa continua e o mundo medieval não deixa de viver o seu lado festivo e animado. Assim será a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, de 1 a 10 de Agosto de 2008, promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio.



Aproveite o tempo e venha reviver uma época de contrastes numa terra que foi disputada pelo poder real português – Santa Maria da Feira.

MOEDA OFICIAL› dinheiro
Loja de Trajes Medievais[ Casa do Moinho ]
Contexto histórico- Século XIV- Reinado de D. Dinis- Ordens Religiosas e Militares"

Dicas de Saúde
20:42 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0



Exercícios para combater a celulite


O exercício físico é eficaz no combate à celulite, pois actua em dois dos factores da sua origem: favorece a circulação sanguínea e queima gorduras. Qualquer desporto que obrigue à movimentação das pernas, tal como a natação, andar de bicicleta ou uma caminhada, é benéfico no combate à celulite. Contudo, existem exercícios específicos de simples execução muito eficazes, nomeadamente os agachamentos ou os exercícios para os glúteos (coloque as mãos e os joelhos no chão – eleve cada uma das pernas individualmente até que estas fiquem paralelas ao solo e mantenha esta posição durante alguns segundos repetindo o exercício algumas vezes). Contudo nunca é demais relembrar que se o exercício combate a celulite, o stress por outro lado pode agravá-la.

Fonte: Arquivo MEV