Celulite - Problema Mundial
18:14 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0

Combate à celulite continua a ser uma das principais preocupações femininas ao nível estético.


Com a chegada do Verão a generalidade das mulheres recomeça uma batalha já antiga dee combate à celulite, um “mal” que afecta cerca de 90% da população feminina em todo o mundo. Sendo uma inflamação do tecido adiposo, resultante da acumulação de gorduras e toxinas, a celulite faz com que a pele, principalmente na zona das coxas, apresente um aspecto irregular e pouco uniforme, também chamado de “pele de casca de laranja”. De acordo com a nutricionista Florbela Mendes, “não existe uma causa única para o aparecimento de celulite”, que se deve essencialmente a uma combinação de factores genéticos, hormonais, alimentares e de estilo de vida. “O principal factor para o aparecimento de celulite é o simples facto de ser mulher” afirma a especialista, salientando que “ao contrário do que a generalidade das pessoas pensa, a celulite não é exclusiva das mulheres com excesso de peso. Muitas mulheres com um peso considerado normal têm celulite, porque na sua composição corporal têm mais massa gorda do que massa muscular e esse excesso de gordura, associado à acção das hormonas femininas e às alterações na circulação, acaba por formar celulite”.
No fundo, o importante é a composição corporal e a distribuição da gordura, daí ser fundamental ter uma alimentação correcta e praticar exercício físico regular, mesmo no caso das mulheres mais magras. Aliado ao exercício físico, o cuidado com a alimentação é essencial para prevenir o aparecimento de celulite, bem como a ingestão de água ao longo do dia, porque esta ajuda a eliminar as toxinas que favorecem a sua formação. “Beber bastante água é fundamental, sendo que a quantidade a ingerir depende de mulher para mulher. Para sabermos se estamos ou não a ingerir a quantidade de água suficiente basta ficarmos atentas às características da urina, que deve ser abundante, incolor e inodora”, explica Florbela Mendes. Uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes, carnes magras, peixes, lacticínios magros e fontes de amido é meio caminho andado para combater a celulite, “tendo especial atenção ao consumo de doces, gorduras e sal, que aumenta consideravelmente a retenção de líquidos”, sendo também importante evitar o consumo excessivo de álcool e de tabaco. Importante será referir que o ferro é o mineral que melhor ajuda a eliminar a celulite, estando presente em vários alimentos, tais como, no fígado, nos espinafres, na beringela, nos brócolos, no tomate e na cebola, entre outros, sendo que as algas, muito utilizadas na alimentação oriental, são também um alimento bastante eficaz no combate a este problema. Todos estes cuidados, associados à utilização de cremes específicos e ao recurso a tratamentos estéticos localizados, são uma arma importante na luta contra a celulite. “Só por si, os cremes e os tratamentos , provavelmente não darão grandes resultados, mas em conjunto com todas as outras formas de luta contra a celulite acredito que os resultados apareçam, quanto mais não seja pela estimulação da zona afectada”, defende Florbela Mendes. De facto, os cremes que contêm determinados princípios activos podem proporcionar resultados bastante positivos no combate à celulite, uma vez que activam o metabolismo dos adipócitos promovendo a eliminação de gorduras, quando aplicados correctamente, duas vezes por dia e com movimentos firmes e circulares, até à total absorção pela pele. Por outro lado, tratamentos como a endermologia, a drenagem linfática e a mesoterapia, entre outros, são também aliados importantes no combate a este problema, quando complementados com todas as outras medidas já referidas.
M.J.F.

Pensamento Mágico
18:57 | Author: Ganhar Dinheiro Comig0



Ao contrário do que parece aos pais, as famosas “birras” dos dois anos não surgem por mau feitio, teimosia, mimo ou falta de educação. É mais porque aos adultos é difícil entender o “pensamento mágico”…

O pensamento e o raciocínio só surgem se existirem imagens (definidas aqui como representações provenientes de todos os órgãos dos sentidos e não imagens no conceito estritamente visual). O pensamento consiste no agarrar imagens e dar-lhes dinamismo, colando-as e colocando-as em sequência. O raciocínio é comparar e adequar o pensamento, construindo novos pensamentos e novas acções, consoante os desafios e as situações.
O pensamento das crianças em idade pré-escolar caracteriza-se por alguns aspectos que não são os do pensamento dos adultos. O chamado “animismo”, que permite dar características humanas aos objectos, e começa a desaparecer aos quatro anos é substituído pelo realismo, em que se dá corpo às coisas materializando as fantasias. Paralelamente, desenvolve-se o finalismo, que define a tentativa de encontrar uma explicação para os factos e geralmente centrados nela própria.
Entre os dois e os quatro anos, a criança ainda tem um pensamento mágico, em que os desejos se tornam realidade, pelo que a não concretização desses desejos causa revolta e espanto (e as inevitáveis birras). A partir dos quatro anos já há uma separação entre o que se deseja e o que se pode ter e o que a realiade é. Mesmo não compreendendo todo o sistema de causas e efeitos, os porquês e as múltiplas razões, uma criança tenta entender o “porque não”. Os pais podem ajudar, se disponibilizarem tempo e tranquilidade para a ouvir e explicar que não pode ser, sem a humilhar ou destruir o seu desejo.

Caso 1
Um episódio: “Mãe, eu quero ir ao jardim zoológico”.

“Estás parvinha, Sara? Não percebes que está noite e que estou cansada? Bolas, tens três anos. Quando é que cresces? Ir ao jardim zoológico a esta hora. Que imbecilidade!”

Caso 2
O mesmo episódio com outro argumentista: “Mãe, quero ir ao jardim zoológico”

“Olha querida, que grande ideia. Uma menina de três anos com ideias tão boas! Eu também me apetecia, sabes? Mas só que a esta hora os bichos estão a dormir. Mas vamos fazer assim: uma ideia como esta vale a pena guardá-la. Um dia destes, quando estiver bom tempo e houver sol, havemos de ir ao jardim zoológico ver os bichos. E que tal, já que não podemos ir, a história de hoje à noite ser sobre uma macaquinho da Aldeia dos Macacos?”
Daí a duas semanas, num sábado em que o dia estava bonito, a mãe da sara disse à filha: “lembras-te daquela boa ideia que tiveste no outro dia, quando falaste em irmos ao Jardim zoológico? Que tal irmos hoje?”